Edifício Industrial Leica Portugal

De um flash de inspiração ao nascimento da Lenda Leica

Na venerável fábrica de óptica, bem-sucedida no desenvolvimento de microscópios de qualidade mundial em Leitz, Wetzlar desde 1849, uma nova ideia causou um verdadeiro alvoroço: Oskar Barnack queria afastar-se das tradicionais câmaras de chapas grossas então utilizadas para a maioria das fotografias e pesquisou uma forma completamente nova de tecnologia fotográfica. Em 1905, ele teve a ideia de reduzir o formato negativo e numa fase posterior ampliar as fotografias. Ele conseguiu transformar essa ideia momentânea em realidade 10 anos mais tarde enquanto gerente de desenvolvimento. A partir de um dispositivo para testar exposições para o filme cinematográfico, ele desenvolveu o Ur-Leica, sem dúvida, a primeira câmara de pequeno formato de grande sucesso no mundo. O formato pequeno de imagem com 24x36mm foi alcançado na época duplicando o formato de cinema 18 x 24 mm. As fotografias criadas em 1914 eram de excelente qualidade para a época. Adiada devido à 1ª Guerra Mundial, a primeira Leica [uma contracção de Leitz Câmara) não obteve produção em serie até 1924, sendo apresentado ao público em 1925.

Ferramentas perfeitas
Com a sensacional câmara de pequeno formato de Oskar Bamack, o fotojornalismo aproximou-se dos eventos reais e começou a contar histórias de uma forma mais dinâmica e verdadeira. A reacção entre os artistas fotográficos com a possibilidade de alcançar uma “nova forma de visão” era entusiasmada. A Leica se tornou uma companheira indispensável para todas as situações, uma ‘parte integrante do olho” ou uma ‘extensão da mão’. A partir deste Importante desenvolvimento, os usuários têm sido capazes de focar sua total concentração sobre o assunto e a imagem. Com base nesta primeira invenção e no espirito inovador demonstrado por Oakar Barnack, a Leica está constantemente a trabalhar para criar as ferramentas perfeitas para estender essa visão única e as possibilidades ilimitadas que ela representa.

Com seu supremamente flexível protótipo de câmara de pequeno formato, Oskar Barnack forneceu documentação impressionante dos acontecimentos ocorridos em sua cidade natal. Quando a produção da Leica A foi finalmente colocada à venda em 1925, os fotógrafos foram rápidos a fazer uso do novo método, portátil, simples e rápido de fotografia, criando obras-primas de imagens artísticas e emocionantes reportagens. Assim como hoje, a câmara Leica ajudou a produzir uma serie de imagens que expandiram nosso conhecimento e influenciaram a nossa percepção do mundo.

0 que foi iniciado em 1914 com a Ur-Leica rapidamente se transformou em um sucesso duradouro. Em 1932, cerca de 90 mil câmaras já estavam em uso. Em 1961, o número tinha aumentado para um milhão. Marcos no desenvolvimento incluem as câmaras rangefinder, como a lendária Leica M3 em 1954 e M6, em 1984. Ao mesmo tempo, as lentes Leica começaram sua história de sucesso e os binóculos Leica impressionaram o mundo com o seu desempenho e conforto. O Sistema-R iniciado em 1976 com a R3 Leica – a primeira Leica electrónica.
Em 1989, o primeiro modelo ‘ponto-a-disparar” compacto entrou no mercado. 1998 também viu o lançamento da primeira câmara digital — a Leica Digilux. Sem excepção, todos os desenvolvimentos estão focados nas necessidades do usuário e são caracterizados pela alta qualidade, o foco em funções essenciais e controles confortáveis e de fácil utilização.

A ideia genial de Oskar Barnack em criar a câmara de pequeno formato 35 milímetros criou uma revolução na fotografia em 1925, abrindo caminho para o nascimento da Lenda Leica. Seu diminutivo, a leve Leica ofereceu urna nova liberdade inimagináveis na reportagem e fotografia artística. A partir desse ponto até os dias actuais, a Leica teve uma profunda influência sobre a nossa visão do mundo em que vivemos.

 

eil-ptartboard-1

(126 Mb)