Inaugurada a primeira loja Leica em Portugal

A empresa inaugura a primeira Leica Store no Porto e, simultaneamente, apresenta a lendária exposição “Eyes Wide Open! 100 anos de fotografia Leica”, na Galeria Municipal do Porto.

Com a inauguração solene da primeira Leica Store no Porto na noite passada, a Leica Camera AG expande, de forma consistente, a sua presença em Portugal. Portugal é já desde a fundação da fábrica Leica Aparelhos Ópticos de Precisão S.A., em 1973, um local importante para a Leica Camera AG. A mudança realizada em março de 2013 para a nova fábrica em Lousado – Vila Nova de Famalicão, nas proximidades do Porto, reforçou novamente a importância estratégica do segundo maior local de produção para a empresa rica em tradição de Wetzlar.

“A Leica Camera e a região do Porto já se encontram ligados desde 1973. Os nossos colegas portugueses no local de produção em Vila Nova de Famalicão, com o seu know- how e grande empenho, contribuíram significativamente para o sucesso da Leica Camera AG. A nova Leica Store no Porto reforça o nosso compromisso para com o local de produção, e estou muito feliz pelo facto de esta nova casa da nossa marca no Porto, esta maravilhosa cidade, intensificar ainda mais as nossas relações com Portugal”, afirma o Dr. Andreas Kaufmann, acionista maioritário e Presidente do Conselho de Administração da Leica Camera AG.

 

 

“Entre a Leica e a região do Porto existe uma afinidade de décadas e os nossos colegas portugueses no local de produção de Vila Nova de Famalicão contribuíram de forma significativa com o seu know-how e o seu grande empenho para o sucesso da Leica Camera AG. Por isso, estamos particularmente satisfeitos por confirmar novamente o nosso compromisso em relação ao local com a nova Leica Store e por podermos dar à marca rica em tradição uma outra casa no Porto”, afirma o Dr. Andreas Kaufmann, acionista maioritário e Presidente do Conselho de supervisão da Leica Camera AG.

A Leica Store, com cerca de 105 m2, encontra-se no edifício histórico na Rua de Sá da Bandeira, 48/52, e oferece todo o portefólio de máquinas fotográficas e ótica desportiva. Para além disso, a Store (loja) alberga uma Leica Galeria com cerca de 100 metros quadrados, que futuramente exibirá exposições alternadas de elevada qualidade. Para a inauguração, a Galeria apresenta uma homenagem visual à cidade do Porto, com obras impressionantes do fotógrafo originário da cidade e vencedor do World Press Photo, Daniel Rodrigues. Todas as fotografias da exposição “Homage in black and white to Porto” foram capturadas com uma Leica M Monochrom. Além da grande Galeria, a Leica Akademie, rica em tradição, ajusta a oferta, num futuro próximo, com workshops de fotografia de elevada qualidade e palestras nas suas próprias salas de formação. O edifício localizado no coração da atrativa cidade do Porto albergou primeiramente o Café Excelsior. Baseado nisso, foi criado um café-bar na zona de transição entre a Store e a Leica Galeria, com um teto iluminado semelhante ao original, que abastece o bar com luz do dia.

 

 

“O Porto é uma das cidades culturais e comerciais mais interessantes da Europa, com um potencial económico e criativo promissor. A inauguração da primeira Leica Store em Portugal faz parte da nossa ambiciosa estratégia global da Leica Retail Store. Estamos convencidos de que podemos oferecer aos nossos clientes portugueses e internacionais uma experiência de marca única e, através da Leica Galeria, um local cultural da fotografia”, afirma Oliver Kaltner, Presidente da Direção da Leica Camera AG.

 

 

Além da nova Leica Store, também se apresentará a espetacular exposição “Eyes Wide Open! 100 anos de fotografia Leica” na Galeria Municipal do Porto, de 30 de novembro de 2016 a 5 de fevereiro de 2017. A exposição de sucesso, que já inspirou mais de 150.000 visitantes em inúmeras cidades europeias, exibe, por ocasião do 100.o aniversário da Fotografia Leica, momentos importantes a nível de história de arte e cultural do século passado. Em foco está a reviravolta revolucionária, através de uma inovação técnica – a “Ur-Leica”. A máquina fotográfica em miniatura não só assegurou a mudança e o progresso no campo da fotografia, como também uma mudança social significativa: Imagens que se gravaram na memória coletiva, foram fotografadas a partir da década de 1920, principalmente com a “Leica” (”Leitz Camera”) e documentaram, assim, de forma impressionante os acontecimentos atuais. Deste modo, a Leica moldou e mudou significativamente a visão fotográfica desde a altura até aos dias de hoje. A exposição na Galeria Municipal do Porto apresenta trabalhos de fotógrafos Leica internacionalmente célebres.